Cistos Aracnoide

Anatomia

Meninges

O cérebro (principal constituinte do encéfalo) é o principal órgão do sistema nervoso central e o centro de controlo de muitas actividades voluntárias e involuntárias do nosso corpo. Ele também é responsável pelas acções complexas como pensamento, memória, emoção e linguagem. No adulto este órgão pode ter cerca de 12 biliões de neurónios (células do sistema nervoso).

O encéfalo está protegido pela caixa craniana, por membranas finas chamadas meninges e pelo líquido cefalorraquidiano, também chamado de líquor.

Existem três meninges:

Anatomia interativa do lobos do cérebro.

Movendo o ponteiro em cima dessas àreas, mostra o nome de cada parte e as suas funções numa caixa abaixo.

Podem-se distinguir várias zonas principais no encéfalo :

O cérebro é o centro da maioria das actividades conscientes e inteligentes e é composto pelos hemisférios cerebrais direito e esquerdo, unidos pelo corpo caloso. O hemisfério esquerdo é responsável pela linguagem verbal, pelo pensamento lógico e pelo cálculo. O hemisfério direito controla a percepção das relações espaciais (distâncias entre objectos), a formação de imagens e o pensamento lógico, entre outros. Em geral as funções motoras e sensitivas são “cruzadas”, ou seja, a metade direita do cérebro controla a metade esquerda do corpo e vice-versa.

Cada hemisfério é constituído por uma camada de substância branca e outra de substância cinzenta ou córtex cerebral.

A substância cinzenta, que corresponde aos centros nervosos, tem um aspecto acinzentado devido aos corpos celulares dos neurónios que a constituem. São várias as funções do córtex cerebral, algumas simples, outras mais complexas. Estas últimas envolvem processamento a alto nível- córtex associativo. É nesta substância que estão os centros de cognição e personalidade e onde se organiza a coordenação dos movimentos complexos. A substância branca, correspondente às vias nervosas, é formada pelas “caudas” dos neurónios (axónios). Os axónios ligam as células entre si e também as ligam a outras partes do encéfalo.