Cistos Aracnoide

Tratamentos

Na grande maioria dos casos, os cistos aracnóides não causam sintomas e são descobertos de modo incidental ao se realizar uma Tomografia ou Ressonância do crânio para investigação de dor de cabeça ou tontura.

Quando o tratamento é necessário, a terapia específica utilizada depende houver sintomas ligado ao cisto, da sua localização, tamanho e forma.

Nos casos em que o tratamento é recomendado, a terapia tradicionalmente consiste em um desses procedimentos - uma fenestração ou o uso de uma válvula (desvio ventrículo-peritoneal).

cistos aracnóide da medula espinhal podem ser tratados pela remoção cirúrgica completa (ressecção) do cisto, se possível. A cirurgia geralmente resolve os sintomas do paciente. Em alguns casos, a remoção cirúrgica completa de um cisto na medula espinhal não é possível. Em tais casos, uma fenestração ou o uso de uma válvula para drenar o fluido pode ser necessário.

Fenestração

pequenas janelas para fazer comunicar o cisto aracnóide e a cisterna

Vávula

É implantada uma válvula no cisto aracnóide. Ela é ligada a um tubo de plástico, a fim de canalizar e drenar o excesso de líquido dentro do cisto, na cavidade abdominal ( cavidade peritoneal).